Saiba o que é o Conectivismo proposto por George Siemens e o que essa teoria tem a ver com a Educação
O progressivo avanço das
tecnologias nos transportou à Era Digital e trouxe à sociedade contemporânea
influências que refletiram em mudanças nos seus diferentes setores: político,
econômico, social e cultural. "A
tecnologia da informação se converteu em um meio de participação, provocando a
emergência de um ambiente que se modifica e se reconfigura constantemente em
consequência da própria participação que nele ocorre. Uma vez que a informação
é produzida, consumida, atualizada e alterada constantemente, novas práticas de
leitura, escrita, aprendizagem e pensamento, por exemplo, evoluem com
ela." (THOMAS E BROWN,
2011 apud GÓMEZ p.18) Por isso, é importante nos questionarmos, por que no
setor da educação formal os avanços na forma de aprender e de ensinar parecem
custar a aparecer?
Behaviorismo, Construtivismo e Cognitivismo são
teorias de aprendizagem desenvolvidas em uma época em que não tínhamos a gama
de recursos tecnológicos que hoje estão presentes e inseridos em nosso
cotidiano; por isso não refletem o contexto em que vivemos e no qual a
aprendizagem acontece. Não dão conta de sozinhas responderem às questões
envolvidas no processo de ensino e aprendizagem para o século XXI. Essas e
outras importantes concepções embasaram e assentaram o alicerce para novas
teorias, que, na atualidade, se propõem a repensar a aprendizagem, as práticas
pedagógicas e, sobretudo, o papel do aluno e do professor e, por que não, o
papel da escola e das tecnologias na formação das pessoas.
O objeto de estudo do Conectivismo são as
potencialidades pedagógicas das ferramentas digitais. Essa teoria defende o
conhecimento como sendo uma rede de conexões formada pelas experiências e pelas
interações entre os indivíduos. "O conectivismo fornece uma percepção das
habilidades e tarefas de aprendizagem necessárias para os aprendizes
florescerem na era digital. " (Siemens, 2004).
Para uma proposta de "Aprendizagem para o século XXI" é importante que o professor conheça a teoria de Siemens, o Conectivismo, e outras teorias como a de Prensky, criador dos conceitos nativo e imigrante digitais. A luz
dessas e outras teorias, espera-se compreender que mudanças necessitam ocorrer
no contexto escolar para se impulsionar as competências que os nativos digitais
evidenciam.
(In Projeto de Curso Diálogos e Conexões entre
as TIC, a Pedagogia e a Metodologia, 2016, apresentado à Universidade de Lisboa, na unidade Curricular Tecnologias e Aprendizagem.)
http://orfeu.org/weblearning20/4_2_conectivismo.
http://evidosol.textolivre.org/papers/2014/upload/7.pdf
Alguns pesquisadores
lançaram críticas à teoria de Siemens, Verhagen (2006), por exemplo,
questiona:
1. O Conectivismo é uma
teoria de aprendizagem ou uma pedagogia?
2. Os princípios
preconizados pelo Conectivismo estão presentes em outras teorias da
aprendizagem?
3. A aprendizagem pode residir em mecanismos não
humanos?
Para
saber as respostas a esses questionamentos é importante ler, conhecer a teoria
de Siemens para tirar as suas próprias conclusões. Por isso, abaixo estão sugeridas
algumas leituras, que poderão ajuda-los neste processo:
http://orfeu.org/weblearning20/4_2_conectivismo.
http://evidosol.textolivre.org/papers/2014/upload/7.pdf
Após
as leituras, sugerimos que participe de nosso fórum de discussão sobre o tema,
clicando no ícone do menu superior.
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