Conectivismo

Saiba o que é o Conectivismo proposto por George Siemens e o que essa teoria tem a ver com a Educação


George Siemens 


O progressivo avanço das tecnologias nos transportou à Era Digital e trouxe à sociedade contemporânea influências que refletiram em mudanças nos seus diferentes setores: político, econômico, social e cultural. "A tecnologia da informação se converteu em um meio de participação, provocando a emergência de um ambiente que se modifica e se reconfigura constantemente em consequência da própria participação que nele ocorre. Uma vez que a informação é produzida, consumida, atualizada e alterada constantemente, novas práticas de leitura, escrita, aprendizagem e pensamento, por exemplo, evoluem com ela." (THOMAS E BROWN, 2011 apud GÓMEZ p.18) Por isso, é importante nos questionarmos, por que no setor da educação formal os avanços na forma de aprender e de ensinar parecem custar a aparecer? 
Behaviorismo, Construtivismo e Cognitivismo são teorias de aprendizagem desenvolvidas em uma época em que não tínhamos a gama de recursos tecnológicos que hoje estão presentes e inseridos em nosso cotidiano; por isso não refletem o contexto em que vivemos e no qual a aprendizagem acontece. Não dão conta de sozinhas responderem às questões envolvidas no processo de ensino e aprendizagem para o século XXI. Essas e outras importantes concepções embasaram e assentaram o alicerce para novas teorias, que, na atualidade, se propõem a repensar a aprendizagem, as práticas pedagógicas e, sobretudo, o papel do aluno e do professor e, por que não, o papel da escola e das tecnologias na formação das pessoas.
O objeto de estudo do Conectivismo são as potencialidades pedagógicas das ferramentas digitais. Essa teoria defende o conhecimento como sendo uma rede de conexões formada pelas experiências e pelas interações entre os indivíduos. "O conectivismo fornece uma percepção das habilidades e tarefas de aprendizagem necessárias para os aprendizes florescerem na era digital. " (Siemens, 2004).  
Para uma proposta de "Aprendizagem para o século XXI" é importante que o professor conheça a teoria de Siemens, o Conectivismo, e outras teorias como a de Prensky, criador dos conceitos nativo e imigrante digitais. A luz dessas e outras teorias, espera-se compreender que mudanças necessitam ocorrer no contexto escolar para se impulsionar as competências que os nativos digitais evidenciam.

(In Projeto de Curso Diálogos e Conexões entre as TIC, a Pedagogia e a Metodologia, 2016, apresentado à Universidade de Lisboa, na unidade Curricular Tecnologias e Aprendizagem.)


Alguns pesquisadores lançaram críticas à teoria de Siemens, Verhagen (2006), por exemplo, questiona:

1.     O Conectivismo é uma teoria de aprendizagem ou uma pedagogia?
2.     Os princípios preconizados pelo Conectivismo estão presentes em outras teorias da aprendizagem?
3.      A aprendizagem pode residir em mecanismos não humanos?


Para saber as respostas a esses questionamentos é importante ler, conhecer a teoria de Siemens para tirar as suas próprias conclusões. Por isso, abaixo estão sugeridas algumas leituras, que poderão ajuda-los neste processo:



http://orfeu.org/weblearning20/4_2_conectivismo.

http://evidosol.textolivre.org/papers/2014/upload/7.pdf


Após as leituras, sugerimos que participe de nosso fórum de discussão sobre o tema, clicando no ícone do menu superior.

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