sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Tecnologias na Educação

Como otimizar o tempo e aumentar o desempenho do 

aluno usando Facebook

Palestrante Paulo Andrade



Assisti a palestra do Paulo Andrade sobre a otimização do tempo e o aumento do desempenho do aluno utilizando o Facebook.



Durante toda a palestra, foi enfatizado que o uso dessa ferramenta prioriza dois aspectos: simplificar o trabalho do professor e aumentar o engajamento e o resultados obtidos pelo alunos. Disse que trabalha há três anos com o Facebook e citou várias vantagens: a maioria dos alunos já têm conta aberta; é totalmente gratuito e facilita a entrega e correção de tudo o que foi solicitado.



Explicou como funciona a página, o perfil e a criação de grupos dentro do Facebook. Salientou que os membros antigos, que já participaram de determinadas disciplinas, servem até como monitores em caso de dúvidas dos alunos novos.




Ressaltou a importância de colocar regras claras de conduta dentro do grupo e publicar cronograma de provas/trabalhos e o plano de ensino. Deu a dica de criar pequenos grupos de discussões e utilizar o Facebook durante as aulas, para que os alunos escrevessem suas dúvidas e até respondessem enquetes enquanto a aula transcorresse.



Acredito muito nesse tipo de ferramenta, aliás, o próprio EDMODO está desempenhando, a meu ver, essa função proposta pelo palestrante, e de forma mais segura para a faixa etária com a qual trabalhamos, primeiro porque os alunos do ensino fundamental não têm permissão para ter uma conta de email (no EDMODO não é necessário) e em segundo, porque a ferramenta "progresso", do EDMODO, permite uma melhor visualização do andamento dos alunos, apontando mais facilmente as intervenções que são necessárias para cada caso.

Professora: Claudine Ivanoff de Almeida Assis, 24/10/16


Achei interessante a palestra do Paulo Andrade sobre usar o Facebook como um recurso pedagógico com os alunos, já que esta ferramenta já faz parte do uso diário deles. Também gosto da ideia de usar uma ferramenta que facilite o trabalho do professor, como o mesmo colocou, porém, o palestrante ministra aulas para adultos que podem ter email e cadastro no Facebook, diferente dos nossos alunos, que não têm idade para tê-los. Já no Edmodo não há necessidade do aluno ter email e o aluno se registra com o nome e não apelidos, o que facilita para monitorar o progresso do mesmo, um dos motivos da minha preferência por utilizar a plataforma Edmodo ao Facebook.

Professora Carolina Majer, 24/10/16

Nenhum comentário: