sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Palestra Aplicando Podcast em sala de aula com Márcio Andrade


Assisti à palestra do Márcio Andrade sobre a aplicação do podcast em sala de aula.


O palestrante iniciou sua apresentação observando a situação de que a prática docente enfrenta mudanças e que são naturais e interessantes, cabendo a nós, professores, levar as tecnologias para a sala de aula permitindo uma aprendizagem mais prazerosa. 



Explicou que podcast é um arquivo digital de áudio (MP3, WAV e outros) e que são disponibilizados na internet para fazer download ou apenas escutar na própria rede. Expôs que existem vários formatos como mesa redonda, entrevista, storytelling entre outros. e que para realizar um bom podcast é necessário observar o processo de produção: planejamento, pesquisa, roteiro, gravação, edição e publicação.



Já tinha ouvido vários podcasts e aprecio muito o Mamilos, já havia pensado em trabalhar com essa ferramenta, principalmente com os nonos anos; período em que o processo de argumentação é mais aguçado e instigado, pois estudamos vários temas polêmicos devido ao gênero artigo de opinião . 

Apropriando-me um pouco mais de como estruturar um podcast e utilizando as dicas dadas, inclusive equipamentos de gravação e edição, como o "audacity", será possível introduzir mais essa tecnologia no aprimoramento da arte do ensino/aprendizagem.

Professora Claudine Ivanoff de Almeida Assis, 25/10/16


O palestrante explicou de forma breve e sucinta que o Podcast é um arquivo digital de áudio (.mp3, .wav e outros) disponibilizados para download ou streaming. E que também é um produto simples de ser produzido e publicado, permitindo ao professor transmitir os conteúdos de forma debatida ou narrada. E, o mais interessante, um produto que pode ser consumido em qualquer lugar e a qualquer tempo, com equipamentos diversos, como um computador, ou um MP3 ou mesmo um Smartphone. Ele também deu algumas sugestões do uso do Podcast como Mesa Redonda, entrevistas e narrativas. Em seguida ele sugeriu algumas ferramentas para a produção e edição dos vídeos e as plataformas para disponibilizar os mesmos.

O podcast é um instrumento no qual o professor pode trabalhar o conteúdo de sua disciplina, de maneira sucinta e de forma a entreter o aluno, com aulas mais dinâmicas, contribuindo com o processo ensino-aprendizagem. Sendo também um facilitador da aprendizagem para aqueles alunos que têm dificuldade de aprendizagem, pois permite uma flexibilidade em relação ao tempo e ao espaço, pois os alunos têm a possibilidade de assistir aos podcasts por várias vezes, onde e quando quiserem, revendo o conteúdo e utilizando o equipamento disponível (computador, MP3, celular etc), sendo um facilitador para o processo da aprendizagem.


É importante destacar que os próprios alunos podem aprender a usar a ferramenta e substituir seus trabalhos “em papel” pelos podcasts, que podem ser compartilhados pelos alunos e também apresentados na sala de aula pelos grupos.



Professora Carolina Majer, 25/10/16



Aplicando as Podcast em sala de aula

O palestrante Márcio Andrade aborda de forma breve as TIC (tecnologias da informação e comunicação) e as novas docências, e faz a apresentação do podcast, e como produzir um áudio digital, além das possibilidades de uso desta ferramenta em sala de aula.
 
O podcast é um arquivo digital que permite a gravação de áudios  em versões (mp3, wav entre outros) que ficam disponíveis na internet para download. Os formato mais comuns são de mesa redonda ou entrevista, podendo servir também para narrativas e outros.
  
A ferramenta é muito eficaz, uma vez que abre um leque de possibilidades para trabalhar diversos gêneros como narrativas, artigos de opinião, poesia e tantos outros de uma forma totalmente incomum em sala de aula. Permitindo ao professor introduzir conteúdos ou até mesmo receber dos alunos explicações sobre os conteúdos. De acordo com a realidade de sala de aula hoje os estudantes são mais exigentes, no meu ponto de vista, uma vez que selecionam o que querem aprender ou com quem e até mesmo de que forma o fazem.

Com o podcast, o aluno sai dos limites tradicionais no contato com o conteúdo ou na forma de produção do seu próprio conhecimento. Acredito sim que é possível trabalhar com essa ferramenta, que no ambiente educacional é algo de caráter inovador e desafiador para o próprio professor uma vez que deverá se debruçar sobre esta realidade tecnológica e incorporá-la ao seu planejamento diário. Esse é o maior desafio de todos, a utilização das TIC como uma ferramenta para melhorar o planejamento do docente.

Profa. Alline do Nascimento dos Santos
EMEF. Prof.ª Ruth Nunes da Trindade

Confira a apresentação produzida pela professora Célia Maria de Araújo da EMEF. Prof.ª Mercedes Carnevalli Klein:

Nenhum comentário: